Moçambique registou uma subida de três lugares no Barómetro do Comércio em África do Standard Bank (SB ATB) ao sair da sexta posição em Setembro de 2022 para a terceira, num universo de dez países africanos, anunciou, nesta sexta-feira, em Maputo, aquela instituição bancária.
O aumento do PIB (Produto Interno Bruto) e dos fluxos líquidos de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) que recuperaram dos efeitos da pandemia, bem como a parte do comércio de mercadorias impulsionada pelo aumento das exportações, são apontados como os principais factores que tiveram um impacto positivo na atractividade da capacidade do comércio de Moçambique. Aliado a estes factores, há também expectativas da retoma “em breve” do projecto da exploração de gás, liderado pela TotalEnergies, na Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
Por outro lado, as taxas de juro relativamente elevadas em Moçambique para conter o aumento da inflação interna devido à inflação global resultante da invasão da Ucrânia pela Rússia tiveram um impacto negativo na atractividade da capacidade de comércio do país.
“O País enfrenta ainda uma situação de infra-estruturas deficitárias, pois as empresas inquiridas consideraram que este factor constitui um obstáculo às suas operações. O fornecimento de energia eléctrica e o estado das estradas continuam a ser o aspecto com pior percepção no País”, assinala o Barómetro do Standard Bank.
Em relação ao comércio transfronteiriço nos próximos anos, o sentimento empresarial em Moçambique aponta para um incremento. A maioria dos importadores (68%) e exportadores (59%) inquiridos espera que a escala da sua actividade de comércio externo aumente, o que sinaliza a intenção das empresas de se envolverem cada vez mais no comércio com outros mercados.
“Tanto os importadores como os exportadores esperam que as suas relações comerciais com a África do Sul aumentem, o que aponta para o reforço dos laços comerciais entre os dois países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a curto e médio prazo”, sublinha o Estudo.
Lançado em 2022, SB ATB é um índice trimestral, que procura fornecer uma análise dinâmica e perspicaz, para promover o desenvolvimento do ecossistema comercial do continente africano.
Trata-se de uma iniciativa que tem como propósito criar um índice comercial do continente para suprir a lacuna de informações fiáveis do sector, bem como para apoiar e permitir o crescimento do comércio interno.
“Com o SB ATB, pretende-se ainda preencher a falta de dados sobre o comércio em todo o continente africano, através de informações actualizadas de inquéritos sobre as opiniões das empresas no ambiente em que operam, o seu comportamento comercial, as actividades comerciais e as suas percepções sobre o comércio”, sublinhou Célio Mucavele, especialista de Comércio do Standard Bank, no acto da apresentação da pesquisa.
O SB ATB já vai na sua terceira edição e abrange sete grandes categorias temáticas de dados com impacto no comércio, nomeadamente a abertura comercial, acesso ao financiamento, estabilidade macroeconómica, infra-estruturas, comércio externo, governação e economia e comportamento financeiro do comércio.
A terceira e mais recente edição, o SB ATB incide as suas abordagens sobre 10 países, designadamente Angola, Gana, Quénia, Moçambique, Namíbia, Nigéria, África do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. O índice em referência é liderado pela África do Sul, seguido da Namíbia, Moçambique, Nigéria, Ghana, Quénia, Tanzania, Uganda, Zâmbia e Angola.