O Conselho Constitucional (CC) procede amanhã, 24 de Novembro, a proclamação dos resultados das sextas eleições autárquicas de 11 de Outubro passado, indica, em comunicado, aquele órgão soberania ao qual compete administrar a justiça em matérias de natureza jurídico-constitucional.
A proclamação dos resultados, aguardada com grande expectativa, será às 11h no Centro Cultural Moçambique-China, no campus principal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo.
Os resultados apresentados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) dão uma vitória a Frelimo em 64 das 65 autarquias do país. O MDM, a terceira maior força política, manteve a autarquia da Beira. A Renamo, que nas anteriores 53 autarquias liderava em oito, ficou sem qualquer município, apesar de reclamar vitória nas maiores cidades do país, com destaque para a cidade de Maputo.
A Renamo denuncia que os resultados foram “manipulados” por forma a “desvirtuar a vontade expressa nas urnas pelos moçambicanos” e tem estado a pressionar, com marchas nas ruas da capital do país e outras cidades, como Quelimane, Nampula e Nacala, o Conselho Constitucional a tomar uma posição.
Em sectores de opinião, há uma grande expectativa que o CC possa mandar repetir as eleições em algumas autarquias, reclamadas pela oposição.