A Cervejas de Moçambique (CdM)) anunciou, nesta quarta-feira aos investidores, através da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), que vai distribuir aos acionistas mais de 3.4 milhões de dólares em dividendos referentes ao exercício económico de 2022.
Liderada pelo grupo belga AB InBev, a CdM vai pagar no dia 15 de Dezembro o valor bruto de 1,38 meticais por cada uma das 158.533.230 acções, que constituem o capital social, totalizando assim mais de 218,7 milhões de meticais (3,4 milhões de dólares) em dividendos.
“Serão distribuídos aos titulares das acções à data de 31 Dezembro de 2022, estando os dividendos sujeitos à taxa de retenção na fonte de 10%, em sede de IRPC[Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas] e IRPS[Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares]”, acrescenta a nota, que faz referência à decisão de pagamento de dividendos aprovada em Assembleia Geral extraordinária da sociedade, realizada no dia 20 de Outubro último.
A Cervejas de Moçambique é maioritariamente detida pelo grupo belga ABInBev, que controla 83,01% do capital social, contra 1,37% do Estado moçambicano e 2,6% do Instituto Nacional de Segurança Social, entre outros. A CdM tem a totalidade do seu capital social cotado na BVM e podem ser transaccionadas sem quaisquer restrições estatutárias nas sessões da Bolsa de Valores.