A direcção das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) acaba de manifestar repúdio, com as recentes acusações de sabotagem, consubstanciados em desvio de fundos da tesouraria, feitas, esta segunda-feira, pela Fly Modern Ark (FAM).
Em carta dirigida ao Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, com o conhecimento do seu vice e da PCA do IGEPE (Instituto de Gestão das Participações de Estado (IGEPE), Ana Coanai, a direcção da LAM distancia-se das acusações feitas pela FMA, assinalando que foi colhida de surpresa quando as mesmas foram veiculadas pelos órgãos de comunicação social.
“Preocupa-nos o impacto destes pronunciamentos na reputação da empresa, dos trabalhadores e possíveis impactos nas auditorias de recertificação e dos grandes clientes a realizarem-se ainda este ano”, refere a carta assinada pelo director-geral da LAM, João Carlos Pó Jorge, cuja cópia está na posse do SAVANA.
A missiva recorda que a gestão da tesouraria da LAM está sob responsabilidade exclusiva da consultora sul-africana, que nos últimos tempos tem se responsabilizado por todos os pagamentos que são efetuados pela companhia de bandeira.
Em conferência de imprensa havida, esta segunda-feira, para reagir a falta de combustível nas aeronaves, o que resultou em atrasos e adiamento de alguns voos, Sérgios Matos, gestor de projectos da FMA, acusou os actuais gestores da LAM de estarem a sabotarem o trabalho que a consultora está a fazer para tirar a companhia do vermelho.
Disse que os valores pagos através de POS (um terminal de pagamento eletrónico) na aquisição de passagens aéreas não reflectem nas contas da instituição. Denunciou a existência de POS de Bottle store, usados para desviar fundos da companhia.
Como resultado dessas alegadas más práticas apontou que nos últimos três meses do ano notou um défice de cerca de três milhões de dólares nas contas da companhia.
A firma de consultoria sul-africana foi contratada ano passado pelo Governo para reanimar a LAM, mas, aparentemente, os resultados estão aquém dos esperados. O contrato de consultoria termina em Abril próximo.