Uma numerosa delegação do Comité de Política e Segurança da União Europeia chega, na noite desta terça-feira a Maputo, para contactos com as autoridades moçambicanas, apurou o SAVANA de fontes ligadas a operação.
Ao que soubemos, a visita, que decorre de 27 a 29 de Fevereiro em curso, insere-se no contexto da avaliação em curso à Missão de Formação Militar da UE (EUTM, sigla inglesa), um esforço de recolha de subsídios que servirão de base para “ decisões sobre o futuro da EUTM”.
Estão previstos encontros com a ministra dos negócios estrangeiros e cooperação de Moçambique, Verónica Macamo e com o titular da pasta de Defesa, Cristóvão Chume.
A mesma fonte assinalou ainda que a delegação poderá se encontrar com o Presidente da República, Filipe Nyusi.
Está igualmente prevista uma visita à Companhia de Fuzileiros Independente da Katembe, local onde a EUTM está formar tropas especiais moçambicanas. Trata-se da primeira missão militar da União Europeia em Moçambique, com a participação de 10 países e que tem por objectivo treinar e capacitar 11 companhias moçambicanas no combate ao terrorismo. Esta missão surge como resposta ao pedido de ajuda dirigido pelo Governo moçambicano à União Europeia.
A Missão de Formação Militar da União Europeia em Moçambique foi lançada em Novembro de 2021. A iniciativa, com a duração de dois anos, tem um financiamento de 15.2 milhões de euros.
O Comité de Política e Segurança da UE é composto pelos embaixadores dos Estados-Membros em Bruxelas e é presidido pelos representantes do Serviço Europeu para a Acção Externa.