A Fundação Carlos Morgado (FCM), uma organização moçambicana sem fins lucrativos dedicada ao fomento e promoção do desenvolvimento sustentável em Moçambique, acaba de anunciar a segunda edição do Prémio Literário Carlos Morgado (PLCM), na modalidade de conto. A submissão de candidaturas decorre de 1 de Março a 23 de Abril deste ano.
Realizado em parceria com a CATALOGUS, uma plataforma de promoção de autores moçambicanos e desenvolvimento de projectos literários, este prémio tem como objectivo descobrir e projectar novas vozes literárias em Moçambique e celebrar o legado de Carlos Morgado, um cidadão moçambicano que dedicou sua vida a causas nobres.
O concurso está aberto a todos os cidadãos moçambicanos com 35 anos de idade até o último dia de submissão, incluindo aqueles que tenham textos publicados em jornais, revistas, websites, blogs, antologias impressas ou digitais sem livro publicado.
Este ano, no entanto, o prémio vem com a novidade que consiste na divisão das inscrições de acordo com as zonas geográficas do país: Norte, Centro e Sul, sendo que cada região terá um júri específico responsável pela avaliação das candidaturas da sua região. Além disso, como parte dessas mudanças, está definido um júri nacional, encarregado de seleccionar os dez finalistas nacionais que serão publicados em livro.
“Esta adaptação visa garantir uma abordagem mais abrangente do concurso, considerando as especificidades de cada região e promover a equidade no processo de avaliação”, sublinha uma nota enviada pela Fundação.
O vencedor do Prémio Literário Carlos Morgado será escolhido entre os dez finalistas nacionais e receberá uma premiação, que inclui um montante em dinheiro que totaliza 50 mil meticais, dos quais 42.500 meticais em dinheiro e cinco mil meticais em crédito para aquisição de livros. Além disso, o conto vencedor será publicado na colectânea do Prémio Literário Carlos Morgado, com direito a cinco cópias avaliadas em 2.500 meticais.
Os demais finalistas também serão premiados, recebendo um montante equivalente a cinco mil meticais, dos quais, crédito de 2,500 meticais para aquisição de livros e publicação dos contos submetidos na colectânea do Prémio Literário Carlos Morgado, com direito a cinco cópias avaliadas em 2.500 meticais, juntamente com um certificado de participação.
A edição 2023 do PLCM teve 143 submissões de textos de moçambicanos oriundos de quase todas as zonas do país com até 35 anos, dos quais 91 foram avaliadas e validadas pelo júri, tendo daí se encontrado todos os 10 finalistas cujos textos foram editados em livro e o vencedor.