O julgamento do antigo ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, foi marcado para o dia 29 de Julho próximo, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), no mesmo Tribunal que julgou Jean Boustani, em 2019.
Segundo escreve o Centro de Integridade Pública (CIP), o Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos da América apresentou uma nova acusação contra Manuel Chang, datada de 21 de Dezembro de 2023.
Porém, Manuel Chang nega todas as acusações, apontando Filipe Nyusi como o principal responsável pela contratação das dívidas ocultas. Entretanto, numa audiência preliminar ocorrida no dia 25 de Março passado, o juiz do caso autorizou o governo norte-americano a efectuar buscas no telemóvel de Manuel Chang, o que pode trazer dados novos até aqui não conhecidos. O início de Julgamento de Manuel Chang, antigo ministro das Finanças na administração Armando Guebuza, coincide com um importante momento político em Moçambique, que culminará com a realização das eleições de 9 de Outubro.
Chang está desde Julho do ano passado preso em Nova Iorque, depois que foi extraditado da África do Sul.