O Banco de Moçambique (BdM) anunciou hoje, quinta-feira, a nomeação de um inspetor residente no millenium bim, para reforçar a monitorização daquela instituição bancária, detida maioritariamente (66,67%) pelo português Millennium bcp.
Trata-se de Hélder Manuel Chachuaio Muianga e é quadro do Banco de Moçambique.
“O Banco de Moçambique comunica que, na sequência do acompanhamento ao Banco Internacional de Moçambique, SA , indicou Hélder Manuel Chachuaio Muianga, quadro desta instituição, para desempenhar as funções de inspector residente neste banco, com efeitos a partir do dia 2 de Maio de 2024”, assinala um comunicado do BdM consultado pelo SAVANA.
Segundo a mesma nota, o inspector residente tem o papel de monitorar o sistema de pagamentos, o modelo de negócios e a estratégia do banco, “acompanhar e analisar os desenvolvimentos de sistema de gestão e controlo interno do banco e participar nas reuniões relevantes dos órgãos colegiais”.
A nota do BdM salienta, no entanto, que, “não obstante esta acção de supervisão, o Banco de Moçambique comunica que o Banco Internacional de Moçambique continua sólido e estável”.
É importante lembrar que o BdM mantém inspectores residentes no Standard Bank e no Banco Comercial e de Investimentos, dois dos maiores bancos comerciais em Moçambique, a par do Millennium bim. No exercício económico de 2023 estes três bancos registaram uma subida em seis por cento nos seus lucros ao atingir a cifra de 22.770 milhões de meticais, o equivalente a 355.7 milhões de dólares.