Depois de horas de fortes pressões exercidas por alguns membros do Comité Central (CC), finalmente Filipe Nyusi acabou cedendo, aceitando a entrada de mais dois nomes na lista dos pré-candidatos apresentada ontem pela Comissão Política (CP) da Frelimo.
Neste momento os membros do CC estão num intervalo, que deverá servir para concertações. Deverão voltar a sala quando forem 17h30. Porém, ainda não está claro quais serão os dois nomes a serem acrescentados, mas, nos corredores do CC, há a indicação de que Basílio Monteiro já submeteu a sua candidatura.
Ontem, após uma maratona de reuniões, a CP da Frelimo propôs os nomes de Roque Silva, Damião José e Daniel Chapo, como pré-candidatos à sucessão de Filipe Nyusi, nas presidenciais de 09 de Outubro. Foi uma lista altamente contestada por alguns sectores do CC, que, sem questionar a proposta da CP, exigiam a entrada de mais nomes, o que acabou acontecendo na tarde deste sábado.
Na noite desta sexta-feira, alguns membros do CC afiançaram ao SAVANA que é pouco provável, que um eventual nome que venha a ser acrescentado, vença o escrutínio dada a “forte disciplina partidária” que reina no partido. “É tradição na Frelimo respeitar a lista proposta pela Comissão Política. Aconteceu nas internas de 2014, onde, apesar de terem entrado mais nomes, o candidato saiu da lista apresentada pela Comissão Política. Não será diferente agora”, assinalou.
Segundo os estatutos da Frelimo, cabe à Comissão Política o papel de apresentar aos membros do Comité Central a lista dos nomes de pré-candidatos. Mas o CC é soberana para tomar as suas decisões. Depois das 17h30 deste sábado vai se seguir, na sala das sessões da Escola do partido Frelimo, na cidade da Matola, “a noite das facas longas” para se eleger o candidato da Frelimo às eleições de 9 de Outubro próximo.