Pela segunda vez, a reunião extraordinária da Frelimo, convocada para a passada sexta-feira, para eleger o candidato do partido às eleições de Outubro, foi hoje, sábado, novamente suspensa para dar tempo à Comissão Política para analisar as novas candidaturas.
É que depois de várias horas de fortes pressões exercidas por alguns membros do Comité Central (CC), Filipe Nyusi acabou cedendo, na tarde deste sábado, aceitando a entrada de mais dois nomes na lista dos pré-candidatos apresentada ontem pela Comissão Política (CP) da Frelimo.
Perante esta abertura surgiram vários nomes interessados em concorrer, o que provocou a suspensão da reunião para amanhã, domingo, às 10 horas na Escola do partido Frelimo, na cidade da Matola.
“Surgiram vários nomes a manifestarem interesse em se candidatar. É preciso se trabalhar sobre eles para se encontrarem dois nomes que irão se juntar à lista dos três pré-candidatos apresentados pela Comissão Política”, disse ao SAVANA um membro do CC, sem, no entanto, apontar os referidos nomes dos novos interessados.
Porém, nos bastidores do CC, há a indicação de que Basílio Monteiro e Luísa Diogo estão entre os novos interessados.
Ontem, após uma maratona de reuniões, a CP da Frelimo propôs os nomes de Roque Silva, Damião José e Daniel Chapo, como pré-candidatos à sucessão de Filipe Nyusi, nas presidenciais de 09 de Outubro. Foi uma lista altamente contestada por alguns sectores do CC, que, sem questionar a proposta da CP, exigiam a entrada de mais nomes, o que acabou acontecendo na tarde deste sábado.
Segundo os estatutos da Frelimo, cabe à Comissão Política o papel de apresentar aos membros do Comité Central a lista dos nomes de pré-candidatos. Mas o CC é soberano para tomar as suas decisões.