O governador do Banco de Moçambique (BdM), Rogério Zandamela, assegurou, nesta segunda-feira, que o sistema de pagamentos das instituições financeiras do país está estabilizado, depois de sistemáticas falhas nas transações eletrónicas, que criaram nervosismo no mercado.
“Não é nenhum segredo que tivemos indisponibilidade no sistema de algumas instituições de crédito, mas a boa notícia hoje é que o sistema está estabilizado, as transações estão a fluir normalmente”, garantiu Zandamela.
O governador do BdM avançou que a comparação das transações entre finais de Abril e finais Maio, que são os períodos de maior pico nas transações, mostra que as deficiências foram ultrapassadas.
“Vemos que este mês, as transações estão a fluir normalmente, sem problemas, sem perturbações e é isso que se quer, um sistema seguro e cómodo para os utentes”, sublinhou.
Rogério Zandamela notou que as “falhas” afectaram alguns bancos, mas “o tamanho” das entidades atingidas transmitiu a ideia de um “´apagão` total”.
“Não se compara com 2018, quando tivemos ´apagão` total, ninguém ganha quando há uma indisponibilidade” do sistema de pagamentos.
Rogério Zandamela falava em conferência de imprensa de anúncio das medidas tomadas pelo Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique, que se reuniu nesta segunda-feira. O CPMO decidiu reduzir a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, de 15,75 % para 15,00 %.