O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, nesta sexta-feira, a Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Mandie, no distrito de Guro, província de Manica, centro de Moçambique.
Trata-se de um Projecto avaliado em mais de 48 milhões de meticais, financiados pelo Governo de Moçambique, que durante a fase de implementação, permitiu a criação de 45 Postos de trabalho, dentre os quais 35 a nível local, e outros 10 do pessoal técnico do empreiteiro.
Na ocasião, Nyusi destacou que a chegada de energia da Rede Eléctrica Nacional (REN) à Mandie alavancará o uso de infra estruturas de saúde e ensino, trazendo melhorias substanciais na qualidade de vida daquela população.
“Com energia eléctrica diversos aparelhos e equipamentos funcionarão com regularidade, constituindo um passo importante no acesso à informação digital, bem como aos meios de comunicação, abrindo-se espaço para a inclusão financeira pelos serviços disponíveis”, afirmou Nyusi.
Por outro lado, Filipe Nyusi assinalou que o Projecto de Electrificação de todos os Postos Administrativos do País, iniciado em 2020, está a ter resultados bastante satisfatórios e encorajadores.
“O nosso principal objectivo é garantir o alcance do acesso universal à energia eléctrica a todos os moçambicanos, até 2030. Nesse contexto, não medimos esforços para, progressivamente, levarmos a Energia Eléctrica de qualidade para todos os cantos do nosso vasto território nacional, através de sistemas dentro e fora da rede”, frisou Nyusi.
Na mesma ocasião, o Chefe do Estado exortou as comunidades a serem vigilantes contra a vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia, apostando na massificação do uso produtivo da energia eléctrica que vai chegando gradualmente aos Postos Administrativos do País.
“É crucial que, todos nós, criemos condições para pagarmos os nossos consumos de energia. Só desta forma poderemos contribuir para a sustentabilidade do serviço de fornecimento da corrente eléctrica, utilizando-a, apenas, quando necessário e, sobretudo, para a maximização de actividades lucrativas”, salientou o Presidente da República.
O Projecto de Mandie consistiu na construção de 20km de Linha de Média Tensão e 05 (cinco) km de Rede de Baixa Tensão. Igualmente, foram instalados 125 Candeeiros de Iluminação Pública e três Postos de Transformação (PT), que totalizam 300kVA de potência, o que assegurou a ligação de 200 consumidores, dos 500 previstos na primeira fase.
Esta Linha abrange, no seu trajecto, a Sede do Posto Administrativo de Mandie, em Manica, e o Povoado de Inhagodua, na vizinha Província de Tete.
A província de Manica tem um total de 34 Postos Administrativos, dos quais 26 estão electrificados e oito estão por electrificar, através da Rede Eléctrica Nacional e Sistemas Isolados.