O economista-chefe do Standard Bank, Fáusio Mussá, considera que todos os sectores da actividade económica registaram em Maputo uma linha de expansão, excepto na agricultura, que conheceu uma declínio na produção e nas novas encomendas.
“Os registos do PMI [Purchasing Manager`s Index] acima do valor de referência de 50 sugerem um crescimento mensal na actividade económica. O PMI de Maio indica expansões em quase todos os sectores da actividade económica, excepto na agricultura, onde se observou um declínio na produção e nas novas encomendas”, refere Fáusio Mussa, no habitual comentário do PMI, o parâmetro que o Standard Bank usa para medir a actividade económica em Moçambique.
Muito provavelmente, o desempenho da agricultura manteve-se condicionado pelas condições climáticas adversas em algumas regiões e pelo apoio financeiro limitado por parte do Governo, sustenta aquele economista.
Fáusio Mussá assinala que os registos do PMI acima do valor de referência de 50 sugerem um crescimento mensal na actividade económica e o indicador subiu para um nível corrigido de sazonalidade de 50,9, uma recuperação em relação aos 49,9 registados em Abril, ficando acima do nível de 50 apenas pela segunda vez desde Novembro de 2023.
“Isto reflete aumentos na produção, nas novas encomendas, no emprego e nos stocks de aquisições, o que denota melhorias na procura agregada”, lê-se no comentário.