O Presidente da República, Filipe Nyusi, acaba de exonerar o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, e, para o seu lugar, foi buscar Adriano Maleiane, que deverá acumular com as funções de Primeiro-Ministro.
Habitualmente o presidente não avança justificações para uma exoneração. Mas recentemente, Max Tonela, foi indicado como o novo Presidente do Conselho de Governadores do TDB Group, após uma Assembleia Geral Anual (AGA) realizada em Maputo. TDB é uma instituição financeira de comércio e desenvolvimento, que opera na África Oriental e Austral. O TDB é o braço financeiro do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA).
A 26 de fevereiro, a Comissão Política da Frelimo, apontou Max Tonela para dirigir a área de Finanças e Logística do gabinete central de preparação das eleições.
Observadores assinalam que a exoneração de Max Tonela pode também ser justificada com a necessidade de se dedicar inteiramente às finanças do partido governamental, afastando eventuais críticas sobre conflito de interesses.