O Conselho Constitucional (CC) cancelou três seminários de formação destinados a advogados e advogados estagiários em matéria eleitoral, alegando o arranque da campanha da eleitoral.
“O cancelamento dos seminários fundamenta-se no início da campanha eleitoral para as sétimas eleições gerias, (Presidenciais e Legislativas) e das quartas dos membros das assembleias provinciais e de governadores de província previstas para finais do presente mês, e pode requerer a intervenção do Conselho Constitucional, na qualidade de Tribunal Eleitoral”, refere um comunicado do CC.
A campanha eleitoral tem o seu início marcado para o dia 24 de Agosto, com a duração de 45 dias. Os seminários de formação estavam previstos para decorrer nas províncias de Maputo, Tete e Nampula.
Observadores consideram estranha a decisão de cancelamento dos seminários, em particular dado que este ocorre apenas alguns dias depois dos advogados terem criticado seriamente o acórdão do CC que colocou fora da corrida eleitoral a Coligação Aliança Democrática (CAD), que apoiava a candidatura presidencial de Venâncio Mondlane.
Fazem notar que o CC, na qualidade de tribunal eleitoral, tinha conhecimento do calendário eleitoral já há bastante tempo, pelo que se questiona que só agora tenha tido o cuidado de prestar a atenção sobre as datas de realização da campanha.