O eco da tua voz é o título da reedição da trilogia de Janet Rae Mondlane, lançada esta segunda-feira no centro Cultural Moçambique-China, em Maputo. Constituída por três volumes, a obra reúne cartas escritas por Eduardo Mondlane, durante sua vida, principalmente nos anos em que liderava a luta pela independência de Moçambique.
Escritas numa linguagem simples, comunicativa e sábia, estas cartas permitem-nos viajar no tempo como explicou o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Manuel Guilherme Júnior, quando fazia a apresentação da trilogia, que não contou com a presença da autora.
“Estas cartas permitem-nos viajar no tempo e conhecermos, o que nenhum livro de história poderia contar sobre a vida privada do professor doutor Eduardo Chivambo Mondlane”, sublinhou.
Guilherme Júnior revelou que quando todo trabalho estiver concluído, haverá, portanto, quatro volumes que compreendem as cartas editadas entre 1920 à 1950, que compreende a juventude e o começo da vida dura de Mondlane, o segundo, cartas de 1950-1953, no qual ele passa um breve período em Portugal, saindo depois para os Estados Unidos da América para completar a sua educação universitária; o volume três de 1953-1957, e o último, que compreende aos anos 1959 à 1969, ano em que Mondlane foi assassinado.