O Banco de Moçambique (BdM) anunciou, nesta quarta-feira, a nomeação de um inspector residente no Absa Bank Moçambique, para reforçar a monitorização daquela instituição bancária.
Trata-se de Osvaldo Benedito Chiluvane e é quadro do Banco de Moçambique.
“O Banco de Moçambique comunica que, na sequência da necessidade de reforço da monitoria ao Absa Bank Moçambique, indicou Osvaldo Benedito Chiluvane, quadro desta instituição, para desempenhar as funções de inspector residente neste banco, com efeitos a partir do dia 18 de Dezembro de 2024”, assinala um comunicado do BdM consultado pelo SAVANA.
Segundo a mesma nota, o inspector residente tem o papel de “monitorar o modelo de negócio e a estratégia do banco, acompanhar e analisar os desenvolvimentos no sistema de controlo interno do banco, e participar em reuniões relevantes dos órgãos colegiais”.
A nota do BdM salienta, no entanto, que, “não obstante esta acção de supervisão, o Banco de Moçambique comunica que o Absa Bank Moçambique continua sólido e estável”.
É importante lembrar que o BdM mantém inspectores residentes no Millennium bim, Standard Bank e no Banco Comercial e de Investimentos, três dos maiores bancos comerciais em Moçambique.