Arranca amanhã, quarta-feira, o primeiro dos dois dias que a Assembleia da República (AR) vai realizar a sua primeira sessão extraordinária da X legislatura, cuja agenda será marcada pela eleição dos vice-presidentes do órgão, membros das nove comissões de trabalho e ainda dos três gabinetes parlamentares.
O SAVANA/mediaFAX apurou que a bancada maioritária da Frelimo vai manter Hélder Injonjo como primeiro vice-presidente da AR e, consequentemente, presidente do Conselho de Administração. O Podemos, a segunda maior força política com 43 deputados, vai propor Fernando Tomé Jone para o cargo de segundo vice-presidente.
Esta será a primeira vez na história da democracia multipartidária no país que a Renamo não indica um vice-presidente, em virtude do fraco desempenho nas eleições legislativas, que a permitiram a perdiz eleger apenas 28 deputados, tornando-se na terceira maior força política.
Estatutariamente, a AR elege dois vice-presidentes em representação de dois partidos com maior número de deputados. No entanto, ao longo das últimas duas legislaturas o MDM vinha reclamando o direito de indicar um terceiro vice-presidente, sob o pretexto de que o simples facto de constituir uma bancada dava-lhe o direito de indicar também alguém para aquele cargo. Resta saber se a Renamo vai ou não bater na mesma tecla.
Esta é a primeira vez que o parlamento moçambicano será composto por quatro formações políticas. A Frelimo, que conta com a maioria parlamentar (171 deputados), indicou Feliz Sílvia como chefe da bancada, depois de na última legislatura ter sido porta-voz.
A bancada maioritária decidiu premiar o deputado Dias Letela, do círculo eleitoral de Inhambane, com o cargo de porta-voz da bancada. Letela notabilizou-se na campanha eleitoral das autárquicas em 2023 ao chefiar uma missão, que destruía material de propaganda do MDM na província de Inhambane. O partido do galo submeteu um processo na Procuradoria-Geral da República, mas o mesmo encontra-se encalhado. O Podemos nomeou Sebastião Mussanhane para chefiar a bancada e será coadjuvado por Rute Manjate, enquanto que o jovem Ivandro Massingue será o porta-voz
A Renamo indicou Jerónimo Malagueta como chefe da bancada, sendo que Saimone Macuana vai desempenhar as funções de vice-chefe da bancada. Arnaldo Chalaua mantém-se como porta-voz, enquanto Glória Salvador será a relatora.
A bancada parlamentar do MDM, com oito deputados, será chefiada pelo antigo apresentador da televisão Fernando Bismarque. Domingos Manuel deverá exercer o cargo de vice-chefe. Para a função de porta-voz da bancada foi indigitada a estreante Judite Macuácua, que em tempos foi candidata daquele partido pela presidência do município de Xai-xai, em Gaza. Laurinda Sílvia Cheia será a relatora da bancada.