A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) anunciou, nesta quarta-feira, a redução dos preços de combustíveis, uma medida que entra em vigor a partir desta quinta-feira. Contudo, a redução foi feita de forma tímida para uma economia que está de rastos, contrariando expectativas de uma queda mais expressiva.
Mas Paulo da Graça, PCA da ARENE, explicou que a redução do preço dos combustíveis está relacionada com o comportamento das variáveis consideradas no processo do seu cálculo, principalmente com o custo de aquisição.
“Os ajustamentos de preços poderão ter impacto positivo no custo de vida, tendo em conta que o combustível usado em Moçambique é um importante dinamizador da economia. Assim, espera-se um efeito de amenização dos outros produtos que usam combustível como insumo de produção”, sublinhou Paulo da Graça.
Assim, a gasolina irá passar dos actuais 86,25 para 85,82 Meticais por litro, uma queda de apenas 0,43 meticais. Já preço do gasóleo registou a maior redução se comparado com a gasolina ao sair dos 91,23 para 86,79 Meticais por litro. A redução foi de 4,44 meticais. O preço do petróleo de iluminação reduz de 87,05 para 69,35 meticais por litro e o do gás para veículos baixa de 44,52 para 43,40 Meticais. Contudo, o preço do gás de cozinha mantém-se nos actuais 86,05 meticais/quilo.