Com a pesada derrota para a Argélia por (1-5), em partida da sexta jornada do Grupo “G” da zona africana de qualificação para o campeonato do mundo da FIFA de 2026, cuja fase final será co-organizada pelos Estados Unidos da América, México e Canadá, Moçambique passa a depender de terceiros para garantir lugar nessa competição mundial.
Com efeito, a três jornadas do fim, Argélia soma 15 pontos contra 12 de Moçambique. Sabe-se que a partida diante da Argélia era aguardada com inusitadas espectativas, pois estava em causa a liderança do grupo, mas os Mambas exibiram-se abaixo do seu normal, tendo denotado fragilidades em todos os seus sectores.
De referir que na quinta jornada Moçambique venceu o Uganda por (3-1). A longa e difícil caminhada de Moçambique ao mundial -2026 iniciou em Franstown, Botswana, onde venceu a selecção da casa por (3-2). Depois os Mambas perderam, em partida da segunda jornada, por duas bolas sem concorrência, diante da Argélia, no Estádio Nacional do Zimpeto.
Na terceira jornada, Moçambique venceu a Somália por (2-1) e na quarta venceu a Guine-Conacri por uma bola sem concorrência.