Oito meses depois, o Governo promove mudanças na Autoridade Tributária de Moçambique (AT) afastando Eliza Zacarias, uma antiga secretária de Estado da província de Tete, centro de Moçambique.
Na sessão do Conselho de Ministros, desta terça-feira, foi aprovada a resolução que exonera Elisa Zacarias, do cargo de Presidente da AT. Para o seu lugar, o Governo foi a prateleira da casa, buscar Aníbal Joaquim Mbalango. O novo homem forte da AT era até agora Director da Unidade de Tributação da Indústria Extractiva na AT.
Elisa Zacarias chegou a AT em Agosto de 2024 para substituir Amélia Muendane, que, na altura, foi nomeada PCA dos Aeroportos de Moçambique (ADM). Como é habitual quando se trata de exonerações, o Governo não explica as razões da saída de Zacarias em tão pouco tempo. Zacarias havia sido nomeada na administração Filipe Nyusi.
Ainda na mesma Sessão, o Governo apreciou o Balanco da implementação do Plano dos primeiros 100 dias de Governação.
“O Balanço, decorridos 82 dias, revela que, dos 96 indicadores planificados, 45, correspondente a 46,87%, foram concluídos, 36 (37,50%), registaram uma execução na ordem de 75 a 99%, e 15 (15.63%), com uma execução abaixo de 75%”, sublinha a nota