A Fortaleza de Maputo vai acolher, na próxima sexta-feira, 3 Outubro, o lançamento da exposição fotográfica do decano do fotojornalismo moçambicano, Naíta Ussene.
Intitulada “Os Cinco Presidentes e os Seis Presidentes”, a exibição reflecte um conjunto selecto do vasto repertório fotográfico dos cinco presidentes da República de Moçambique, que Naíta Ussene retractou ao longo da sua carreira, nomeadamente Samora Moisés Machel, Joaquim Alberto Chissano, Armando Emílio Guebuza, Filipe Jacinto Nyusi e o presidente em exercício, Daniel Francisco Chapo. Constam, igualmente retractos de Samora Moisés Machel,
Marcelino dos Santos, Eduardo Mulémbwè, Verónica Macamo, Esperança Bias e a actual presidente, Margarida Talapa, que, no mesmo percurso do tempo, presidiram a Assembleia da República.
Trata-se, de acordo com o fotojornalista, de uma apresentação que pretende assumir a configuração de uma tela de revisitação “do percurso histórico do país, desde a independência nacional (1975), seus acontecimentos e factos, na medida em que nos permitirá relembrar como cada presidente governou o país, ou que está a governar”.
Ao pensar os propósitos da exposição nestes termos, Naíta Ussene procura embalar-nos para uma análise meramente subjectiva através de factos objectivos, que são as imagens fotográficas. Assim, caberá a cada visitante da exposição tirar as suas leituras da história recente do país. A exposição vai durar sete dias.