Finalmente, a selecção nacional de futebol, os Mambas, conseguiram arrancar, na tarde deste domingo, a sua primeira vitória numa fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) em futebol, ao derrotar a aguerrida selecção do Gabão, por três bolas a duas.
O jogo, que teve lugar no “Grand Stade d’Agadir”, Marrocos, foi bastante disputado, com incerteza no resultado até ao apito final, mas a determinação, energia e entrega dos jogadores da selecção nacional fez com que os moçambicanos celebrassem a vitória.
Os golos da selecção nacional foram marcados por Faisal Bangal, aos 20 minutos, a responder a um canto cobrado genialmente por Geny Catamo. Porém, cinco minutos depois Moçambique conseguiu a proeza de marcar o segundo golo de partida e o primeiro de grande penalidade. Geny foi chamado a converter depois de uma falta sobre Dominguez.
O Gabão reduziu a desvantagem aos 45+5 por intermédio do temível e experiente Pierre-Aubameyang.
Disposta a arrancar a sua primeira vitória, a selecção nacional chegou aos 1-3 por intermédio de Diogo Calila, a responder a um cruzamento com conta, peso e medida de Witi. O Gabão, que tentava não sair derrotado, chegou aos 2-3 quando decorria o minuto 76 minutos, por intermédio de Alex Moucketou-Moussounda.
Apesar dos dois golos sofridos, o guarda-redes moçambicano Ernani, mostrou bastante segurança na baliza.
Na sua mensagem de felicitação ela vitória, o Presidente da República, Daniel Chapo, falou de espírito de sacrifício e entrega ao longo da partida.
“Estão de parabéns os Mambas pela vitória. Estão de parabéns, acima de tudo, pela entrega e espírito de sacrifício durante o jogo. Ainda temos mais uma batalha pela frente contra os Camarões, partida na qual poderemos escrever mais uma história”, disse o Chefe de Estado moçambicano.
Já com três pontos, Moçambique vai procurar discutir o apuramento para a fase seguinte diante dos Camarões, num jogo a ter lugar no dia 3 de Dezembro corrente. Na segunda jornada, Costa de Marfim e Camarões empataram a uma bola. As duas equipas lideram o grupo com quatro pontos e Moçambique está em terceiro com três.
