O Presidente da Comissão da União Africana (UA), Mahmoud Ali Youssouf, elogiou a condução das eleições no Uganda e felicitou o Presidente Yoweri Museveni pelo seu sétimo mandato presidencial, agora aos 81 anos.
O Presidente da Comissão da União Africana enalteceu ainda a condução das eleições realizadas a 15 de Janeiro corrente que, apesar do forte protesto da oposição e do relatório menos abonador de alguns observadores e organizações cívicas. A Comissão Eleitoral local declarou Museveni como vencedor comum total de 71.61 porcento de votos validamente expressos.
De acordo com os resultados da Comissão Eleitoral, Bobi Wine, principal opositor, teve 25 por cento de votos. Wine condenou o que descreveu como “resultados falsos” e “fraude eleitoral”, mas não forneceu detalhes e as autoridades não responderam às suas alegações. O líder da oposição convocou protestos pacíficos. Por seu turno, os observadores eleitorais da União Africana disseram não ter visto “qualquer evidência de fraude eleitoral”.
Museveni, de 81 anos, chegou ao poder pela primeira vez como líder rebelde em 1986, mas desde então venceu sete eleições.
O processo eleitoral foi marcado pela violência e Wine, uma antiga estrela pop de 43 anos, afirma que, pelo menos, 21 pessoas foram mortas em todo o país nos últimos dias. As autoridades confirmaram, até ao momento, sete mortes.
