À quarta, foi de vez. Saiu esta quinta-feira à tarde, após a quarta votação do Conclave, a terceira do dia, fumo branco da chaminé da Capela Sistina do Vaticano. O norte-americano Robert Francis Prevost, que vai ficar conhecido por Leão XIV, torna-se no primeiro sumo pontífice proveniente dos Estados Unidos e segundo proveniente do continente americano. Obteve a maioria de dois terços (89 votos) de votos por parte dos 133 cardeais eleitores para ser eleito novo papa.
A decisão foi conhecida minutos depois de ter saído fumo branco da chaminé da Capela Sistina, esta quinta-feira, perante o entusiasmo de milhares de fiéis que aguardavam novidades na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Robert Prevost havia sido nomeado por Francisco como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Prevost, de 69 anos, é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua actuação missionária no Perú durante a década de 80, sendo fluente em castelhano.
Considerado modesto, tímido, próximo de Francisco e com um profundo conhecimento da Igreja de todo o continente americano, tem bastante experiência internacional, tendo já participado na nomeação de bispos em todo o mundo, o que lhe confere uma compreensão global da instituição.
Nasceu em Chicago em 14 de Setembro de 1955 e é filho de um francês e de uma italiana, tendo feito formação em matemática e filosofia.