A colocação de produtos e insumos agrícolas em todas as regiões do país tem se mostrado como um grande desafio, sobretudo pelas condições de acessibilidade a alguns locais. E foi no sentido de transformar esse desafio em oportunidade que surgiu a “ROTA CERTA AQI”, uma iniciativa das lojas AQI que visa garantir a fluidez e disponibilidade atempada de insumos agro-pecuários aos produtores em Moçambique de modo que garantam a sua produção ao longo do ano sem nenhumas restrições.
Através da “Rota Certa AQI”, a rede de distribuição das lojas AQI consolidou a sua representação a nível nacional e hoje é possível fazer chegar produtos e insumos agrícolas de qualidade certificada em tempo útil através da sua rede de mais de 1.100 “agrodealers espalhados por todo o país.
Para além do fornecimento de produtos e insumos, a AQI presta apoio directo aos produtores, gerando uma cadeia de negócios, onde os comerciantes podem sempre ter perto de si pontos de entrega para posterior revenda dos insumos.
Trata-se de um ciclo que permite ganhos a quem comercializa, mas também a quem produz, na medida em que traça desde cedo o caminho de uma boa colheita, sobretudo num contexto climaticamente desafiante, por conta das alterações climáticas.
Tendo em conta que, no presente ciclo governativo, o executivo espera dar mais protagonismo aos agrodealers para dinamizarem a distribuição de insumos, a AQItorna-se num parceiro estratégico do sector produtivo agrícola e avícola a vários níveis, principalmente numa altura em que o foco se volta para os agricultores que devem se fazer ao mercado para adquirir sementes e tantos outros produtos determinantes para o alcance de bons resultados na época da colheita.
Deste modo, a AQI dá mais um passo que reitera o seu compromisso com a cadeia de valor do sector agrícola e avícola, num contexto económico-financeiro particularmente desafiante para Moçambique. A AQI representa, actualmente, mais de 100 marcas nacionais e internacionais, fornecendo insumos a mais de 10 mil clientes directos, e consegue chegar a 50 mil produtores e criadores através de uma rede de distribuição interligada de agrodealers e agentes da casa do agricultor.