A actividade económica em Moçambique recuperou no início do terceiro trimestre, com o princípio de Julho a registar a maior subida dos últimos dois anos, considera o economista-chefe do Standard Bank, Fáusio Mussá.
Mussá faz essa leitura, num comentário sobre os últimos dados do Purchasing Managers’ Index™ (PMI) do Standard Bank Moçambique.
“Em Julho, o PMI do Standard Bank Moçambique subiu para o nível de 50,7 [corrigido de sazonalidade], após 49,1 em Junho, o que sugere uma recuperação da actividade económica neste início do terceiro trimestre de 2025”, notou o economista-chefe do Standard Bank Moçambique.
O índice observa que “as condições das empresas em Moçambique melhoraram em Julho, pela primeira vez em três meses, com a actividade a expandir-se fortemente em resposta aos níveis mais elevados de novos negócios, sendo a taxa de crescimento mais acentuada dos últimos dois anos”.
Acrescenta ainda que o emprego também registou melhorias, assinalando o segundo aumento mensal consecutivo.
Entretanto, “em contraste com o aumento do emprego, a aquisição de meios de produção diminuiu pelo terceiro mês consecutivo, levando a uma redução dos volumes de ‘stocks’”.
No geral, o índice indica uma ligeira melhoria da saúde da economia do sector privado, com o aumento das vendas das empresas no início do terceiro trimestre, uma vez que as condições da procura melhoraram em relação ao mês de Junho.