O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Joaquim Ou-chim, garante que a EDM está focada em viabilizar projectos estruturantes, visando criar condições necessárias para acelerar o alcance da meta de acesso universal à energia eléctrica, bem como garantir investimentos industriais para o país, através do provimento de energia eléctrica fiável e de qualidade.
Ou-chim defendeu esta posição quando falava durante o seminário sobre o “Papel da EDM na Industrialização do País, Acesso Universal e Segurança Energética Nacional”, realizado no passado dia 27 de Agosto, na Feira Internacional de Maputo (FACIM 2025), em celebração do 48º Aniversário da Empresa.
Durante a sua intervenção, o dirigente apelou “a gestão criteriosa, sustentável e competitiva do negócio da empresa, constantemente desafiado por inúmeros factores, com destaque para os efeitos dos recorrentes eventos climáticos, bem como o crescimento preocupante de vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia eléctrica”.
Actualmente, o país depara-se com a escassez de recursos hídricos, facto que está a impactar negativamente na produção de energia eléctrica e compromete o alcance do Acesso Universal à Energia Eléctrica até 2030, bem com a segurança de fornecimento de energia a nível da região da África Austral.
Por sua vez, Suzana Gomes, Assessora do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), apontou como solução para a mitigação do impacto das mudanças climáticas, o aproveitamento da Matriz Energética existente no país, nomeadamente, a energia solar, eólica e o gás, com vista a suprir as necessidades energéticas.
No mesmo diapasão esteve Amilton Alissone, Assessor do Conselho de Administração da EDM, que defendeu também a necessidade de se capitalizar o Plano Director do Sector de Energia, com vista a assegurar a disponibilidade dos recursos energéticos disponíveis no país. Luís Amado, Director de Distribuição da EDM, fez saber que a empresa já está a investir em infra-estruturas mais resilientes, de modo a minimizar os impactos negativos dos eventos climáticos extremos, garantindo maior segurança no fornecimento de energia eléctrica para a população.
Durante o Seminário de celebração dos 48 Anos da EDM, a empresa procedeu ao lançamento público da primeira Revisita Técnico-Científica denominada “Potência”. Trata-se de uma publicação que visa promover o desenvolvimento e a disseminação de conhecimentos técnicos e científicos na área de electricidade, especialmente na formação técnica, no avanço do desenvolvimento tecnológico e na gestão de conhecimento.
Nesta inovação, a EDM contou com a contribuição das Universidades Eduardo Mondlane (UEM) e Pedagógica (UP), bem como de demais investigadores, académicos e estudantes nacionais e internacionais.