A Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e parceiros realizam entre os dias 20 de Setembro e 30 de Outubro de 2025, em todo território nacional, o Censo Nacional de Elefantes e Grandes mamíferos.
O levantamento abrangerá áreas com registos recentes de ocorrência de elefantes e de outros grandes mamíferos, tanto dentro como fora das áreas de conservação do país.
Nesta quarta-feira, a ANAC e parceiros organizaram, em Maputo, uma reunião para discutir e harmonizar a metodologia do censo, num esforço para assegurar a sua conformidade com padrões definidos pelo Grupo de Especialistas de Elefante Africano (AFESG) da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Uma nota da enviada a nossa Redacção assinala que o censo integra os esforços conjuntos do Governo de Moçambique, por meio da ANAC, e da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), com financiamento da Suécia.
A iniciativa conta ainda com o apoio de diversas instituições internacionais de conservação e cooperação para o desenvolvimento, com destaque para a IUCN.