O empresário Amade Camal, que morreu na quinta-feira (18) de AVC, no Hospital de São João, no Porto (Portugal), impulsionou ainda muito novo os negócios da família, que gravitam em torno do universo Serrações Irmãos Roby, mais tarde Grupo SIR, mas desenvolveu uma transversalidade que o catapultou para a política activa, activismo social e comentário público.
Camal tornou-se proeminente como homem de negócios, dirigindo o “império” SIR, que actua nos sectores automóvel e dos transportes, mas fez uma trajectória notável na política.
Foi deputado da Frelimo na primeira legislatura multipartidária, entre 1994 e 1999, mas lançou, amiúde, críticas ao rumo dos sucessivos governos de um partido conhecido pela aversão à liberdade de pensamento, principalmente quando é exercida por militantes da organização.
Fora da política activa, manteve-se acutilante como comentador e analista de assuntos políticos e económicos e sociais.
Amade Camal foi um dos rostos do movimento anti-raptos, que atinge de modo mais agudo homens de negócios da comunidade muçulmana, da qual era parte.
Camal repudiou publicamente o “genocídio” – as Nações Unidas assim classificam – que está a ser cometido por Israel contra o povo palestiniano.
Chegou a afirmar que o Grupo SIR não faria negócios com qualquer entidade israelita, em protesto contra a mortandade nos territórios palestinianos.
Foi uma referência – PR
O presidente da República, Daniel Chapo, realçou a relevância do percurso de Amade Camal na vida pública, assinalando o seu contributo como membro da Assembleia da República e o papel de referência como empresário e comentador.
“Amade Camal deixa um legado notável no nosso país, tendo exercido funções como deputado da 1.ª Legislatura da Assembleia da República e distinguindo-se igualmente como empresário e comentador em matérias de urbanismo, mobilidade
urbana, infra-estruturas e finanças públicas, áreas às quais dedicou conhecimento, experiência e visão estratégica”, refere Chapo.
O chefe de Estado descreveu Amade Camal como um testemunho de compromisso com o desenvolvimento nacional e com a busca de soluções para os desafios da sociedade.