A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), a maior produtora independente de energia eléctrica em Moçambique, vai iniciar a implementação do Projecto de Reabilitação da Central Sul, fase 2 (RS2), integrado no Plano de Investimentos “CAPEX Vital 10 Anos”, anunciou, neste domingo, a empresa.
“Este projecto tem como principal objectivo melhorar a eficácia e a eficiência dos equipamentos responsáveis pela produção e transporte de energia eléctrica, assegurando a sustentabilidade, fiabilidade e competitividade do sistema de
geração”, afirmou Tomás Matola, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da HCB, citado na referida nota de imprensa.
Matola avançou que se trata de uma intervenção estratégica, crucial para o fortalecimento do sector energético nacional e regional.
Com a implementação do projecto RS2, a HCB prevê aumentar em 90 megawatts (MW) a potência total de produção da Central Sul, o que vai elevar a capacidade de cada um dos cinco grupos geradores de 415 MW para 433 MW.
A intervenção faz parte do programa de modernização e reabilitação do complexo hidroeléctrico da HCB, pode ler-se no comunicado.
“Este incremento reforçará o fornecimento de energia à região, apoiando, por consequência, o crescimento económico”, refere-se no comunicado.
Adicionalmente, findo o projecto, a vida útil operacional da central poderá prolongar-se, a médio e longo prazo, para mais de 45 anos, o que será crucial para a produção contínua de energia numa região que depende fortemente da energia hidroeléctrica.
Por outro lado, “será mitigado o risco de indisponibilidade prolongada dos sistemas de geração de energia e melhorado o desempenho da central hidroelétrica”, diz a nota de imprensa.