O Conselho Constitucional (CC) notificou a Comissão Nacional de Eleições (CNE) no sentido de enviar, em 72 horas, contados, a partir desta quinta-feira, as Actas e Editais das Mesas de Votação de outros 11 municípios, para além das anteriores 10 autarquias, que aquele órgão havia solicitado no dia 14 do mês em curso.
O CC quer que lhe sejam remetidas, as Actas e Editais da vila de Morrumbala, Namaacha, Insaca, Milange, distrito de Mandimba, Chókwè, Homoíne, Moatize, distrito Municipal KaMubukwana, KaTembe e KaNyaka.
Na primeira notificação, com data de 14 do mês em curso, o CC solicitou a remessa dos 39 editais da Mesa de Votação, reclamados pela Renamo, num prazo de 24 horas. Os 39 editais são reclamados na autarquia de Quelimane, acrescidos de Editais e Actas originais das autarquias de Angoche, Ilha de Moçambique, Alto Molócue, Maganja da Costa, distritos municipais de Nhlamankulo, Ka Mpfumo, Ka Mavota, cidade da Matola e Matola Rio.
Na sequência desta ordem de hoje, 16 de Outubro, a CNE pediu ao CC a extensão do prazo da entrega deste material para 48 horas, tendo em conta a complexidade de movimentar o expediente do distrito para a província e da província para a capital do país.