Teve início no último fim-de-semana, o primeiro concerto de um conjunto de quatro que marcam a terceira e última série da décima temporada do Festival de música clássica Xiquitsi.
Num ambiente bastante animado, numa das salas do majestoso Centro Cultural Moçambique-China, a orquestra de percussão e coro Xiquitsi realizou a primeira actuação no sábado, numa sessão designada Concerto para Pais e Filhos, que é mesmo dedicada a crianças, fazendo-se acompanhar pelos pais.
O próximo concerto, designado Noite Clássica será no dia 30 de Novembro, no Centro Cultural Franco-Moçambicano. O concerto do dia 1 de Dezembro, conhecido por Noite de Família, terá lugar na Igreja Santo António da Polana, sendo que o último será o Concerto de Fim de Ano, no dia 2 de Dezembro, no Centro Cultural Franco-Moçambicano.
A Temporada de Música Clássica é uma iniciativa da Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana, e decorre ao longo do ano em três séries. O coro e a orquestra Xiquitsi fazem os concertos.
De acordo com os organizadores, nesta última série do ano, farão também parte dos concertos quatro alunos do projecto de ensino de música Cantate, que a Kulungwana desenvolve nas províncias de Cabo Delgado e Nampula.
A última série tem também a particularidade de juntar, no mesmo palco, renomados artistas moçambicanos de géneros musicais diversificados, que vão dar cor e vida ao último concerto, criando uma simbiose perfeita entre a música ligeira e jovem moçambicana e a música erudita, onde os artistas convidados vão tocar e cantar com a Orquestra e Coro Xiquitsi.
Alguns dos artistas convidados incluem Ali Faque, Ubakka, Aniano Tamele, Lourena Nhate e Aido Boydrizzy.