Apesar de grandes pressões exercidas ontem por alguns membros do Comité Central (CC) para a entrada de mais nomes, a lista dos três pré-candidatos apresentados pela Comissão Política (CP) da Frelimo deverá passar hoje, no meio de alguma turbulência, quando os trabalhos, daquele importante órgão no intervalo entre os congressos, arrancarem no meio desta manhã.
Ontem, após uma maratona de reuniões, a CP da Frelimo propôs os nomes de Roque Silva, Damião José e Daniel Chapo, como pré-candidatos à sucessão de Filipe Nyusi, nas presidenciais de 09 de Outubro.
Roque Silva é o actual Secretário-Geral da Frelimo. Damião José é actualmente deputado da Assembleia da República e membro da Comissão Política. Já Daniel Chapo é um jovem governador da província de Inhambane, sul de Moçambique.
Na noite de ontem alguns membros do CC afiançaram ao SAVANA que é pouco provável, que um eventual nome que venha a ser acrescentado, vença o escrutínio dada a “forte disciplina partidária” que reina no partido. “É tradição na Frelimo respeitar a lista proposta pela Comissão Política. Aconteceu nas internas de 2014, onde, apesar de terem entrado mais nomes, o candidato saiu da lista apresentada pela Comissão Política. Não será diferente agora”, assinalou.
Segundo os estatutos da Frelimo, cabe à Comissão Política o papel de apresentar aos membros do Comité Central a lista dos nomes de pré-candidatos.
Os membros do CC reunidos, na Escola do partido, na Matola, em sessão extraordinária para definir o candidato a Presidente da República nas eleições de Outubro, retomam a sessão hoje, sábado, pelas 10h00.