A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) acaba de anunciar a distribuição de dividendos, relativos ao exercício económico de 2023, um acto que irá acontecer a 23 de Maio corrente.
Uma nota da hidroléctrica assinala que para os accionistas da Série B, os dividendos estão sujeitos a uma taxa liberatória em sede do imposto sobre os rendimentos de pessoas singulares (IRPS), ou impostos de rendimentos de pessoas colectivas (IRPC), e outros encargos eventualmente cobrados pelas instituições bancárias.
“A distribuição dos dividendos deriva do cumprimento das deliberações da Assembleia Geral Ordinária sobre a proposta de aplicação de resultados líquidos de 13 mil milhões de meticais (usd203.1 milhões), em que 55% foram alocados aos dividendos, 35% as reservas de investimento e 10% aos resultados transitados”, sublinha a nota.
Assim, a HCB afirma que irá pagar em dividendos cerca de 6,3 mil milhões de meticais (usd98.4 milhões) ao Estado moçambicano, accionista maioritário. No entanto, aos accionistas individuais, empresas e instituições nacionais, que passaram a fazer parte da estrutura da empresa, após a oferta pública de venda realizada em 2019, irão receber cerca de 297 milhões de meticais (usd4.6 milhões).
“O pagamento de dividendos ao Estado irá contribuir para a implementação dos planos de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique”, sublinha o comunicado.