O Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, foram encontrados mortos nesta segunda-feira, no noroeste do país, onde o helicóptero em que seguiam no domingo despenhou-se.
Segundo a imprensa iraniana, o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, anunciou cinco dias de luto e indicou o vice-presidente Mohammad Mokhber para assumir o Executivo até a eleição de um novo Presidente. A eleição deve acontecer dentro de 50 dias.
O vice-ministro das Relações Exteriores, Ali Bagheri Kani, foi nomeado ministro das Relações Exteriores interino.
A imprensa estatal informou que as equipas de resgate encontraram os destroços nas primeiras horas desta segunda-feira, quase 24 horas após o helicóptero ter caído, alegadamente devido ao mau tempo que se fazia sentir perto de Varzaqan, na província iraniana do Azerbaijão Oriental.
Raisi, ultraconservador, protegido de Khamenei, era considerado por alguns observadores como o sucessor preferido do líder supremo. Foi eleito Presidente na eleição de 2021 em que os seus rivais mais proeminentes foram impedidos de concorrer, num acto eleitoral em que se registou uma fraca participação.