A prime rate do sistema financeiro moçambicano, que corresponde à taxa única de referência para as operações de crédito de taxa de juro variável, continuou a cair pelo sexto mês consecutivo, depois de em Dezembro de 2023 ter-se fixado na casa dos 24.10 por cento.
Com efeito, de acordo com a informação da Associação Moçambicana de Bancos, a prime rate para o mês de Junho fica fixado em 22 por cento, uma redução em 0.30 se comparado com os 22.30 por cento praticados ao longo do mês de Maio, e menos 0.70 em comparação com os 22.70 por cento que vigoraram em Abril deste ano.
Enquanto isso, o prémio de custo está fixado em 6.20 por cento, e 15.80 por cento corresponde ao indexante único calculado pelo Banco de Moçambique.
A prime rate aplica-se às operações de crédito contratualizadas (novas, renovações e renegociações) entre as instituições de crédito e sociedades financeiras e os seus clientes, acrescida de uma margem (spread) que será adicionada ou subtraída à prime rate, mediante a análise de risco de cada categoria de crédito ou operação em concreto.