O banco Absa vai vender o seu negócio no ramo de seguro vida em Moçambique, Botswana e Zâmbia à seguradora Hollard, refere em comunicado aquela instituição financeira.
O Absa e a Hollard International “chegaram a acordo para a venda do negócio de seguros no Botswana, Zâmbia e Moçambique. O acordo está sujeito às condições típicas de transacções desta natureza”, avança-se na nota, que não especifica os valores envolvidos.
O acordo prevê a venda de 100% das suas acções no seguro vida nos três países, adianta o comunicado.
“As transacções irão permitir que o Absa deixe de estar exposto aos produtos de seguros nestes três países”, diz a instituição financeira sul-africana.
A nota assinala que o negócio será concluído até ao final deste ano e as duas instituições estão comprometidas com uma transição transparente e sem percalços.
O comunicado salienta que a Hollard International é um líder na oferta de produtos de seguros na África Subsariana, operando em vários países do continente africano.
“O foco estratégico da companhia é expandir a sua presença e crescimento em toda a região. Estas aquisições planeadas [de activos] apoiam directamente este objectivo para permitir que a Hollard esteja à altura do seu propósito de permitir que os africanos criem e assegurem um melhor futuro”.
De acordo com a nota, em relação ao Absa, o negócio vai permitir que o banco se retire da exposição de produtos de seguros nos referidos três mercados, continuando a oferecer os melhores serviços de seguros aos clientes da instituição através de um modelo de distribuição focado no seguro bancário.