A equipa de voleibol da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) venceu, nesta quarta-feira, em jogo de abertura, a Universidade de Macau (UM), equipa anfitriã do torneio interuniversitário de voleibol. A UP-Maputo venceu por 2 a 1, num jogo de encher o olho, pois envolvia as donas da casa e as campeãs da Zona VI de África.
Com uma entrada menos conseguida no primeiro set do jogo, indo ao intervalo a perder com a sua adversária, por 25-22, as jogadoras moçambicanas tiveram que se aplicar a fundo vencendo os dois sets seguintes, 17-25, e 10-15, tornando-se assim a equipa da UP-Maputo a vencedora do jogo de abertura do torneio.
Falando ainda no calor do jogo, a capitã Júlia Fulaho manifestou satisfação pela vitória, no entanto, apontou o factor casa da adversária um entrave que teria contribuído para o nervosismo do seu grupo nos primeiros instantes do jogo, aspectos que serão revistos nas próximas jornadas.
“Nos embates subsequentes espera-se mais foco, determinação e garra”, disse a capitã.
O torneio interuniversitário de voleibol feminino envolve as equipas da UM, UP-Maputo, Universidade de Lanzhou, e Universidade Baptista de Hong Kong. A cerimónia de abertura foi liderada pelo vice-reitor da UM, Professor Rui Martins, acompanhado pelo Encarregado de Negócios no Consulado Geral de Moçambique em Macau, Aurélio Chiconela, académicos e estudantes.
Na nota de abertura, o Professor Martins vincou a necessidade de se cultivar este tipo de eventos como forma de internacionalização da universidade e criar intercâmbio entre os fazedores da academia para o bem da sociedade, que deve beneficiar dos seus resultados.
O Professor Martins, durante a sua intervenção, voltou a reiterar o papel desempenhado pelo reitor da UP-Maputo, Professor Jorge Ferrão, na idealização deste torneio enquadrado nas festividades dos 75 anos da República Popular da China, e 25 anos da Região Administrativa Especial de Macau.