O antigo vice-governador do Banco de Moçambique (BdM), Victor Gomes, é o novo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Absa Bank, sucedendo Luísa Diogo, que encerra um ciclo de 13 anos de liderança naquela instituição bancária.
No entanto, Luísa Diogo, antiga primeira-ministra na administração Joaquim Chissano e Armando Guebuza, mantém-se como administradora não executiva do Grupo Absa na África do Sul, cargo que exerce desde Agosto de 2023.
Victor Gomes foi vice-governador do regulador do sistema financeiro moçambicano entre 2017 e 2022, depois de ter sido PCA da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) entre 2014 e 2017.
“Estou consciente da grande responsabilidade que este cargo acarreta, e estou pronto e disponível para enfrentá-lo com determinação e compromisso, com a colaboração de todos… Juntos, temos a capacidade de alcançar grandes feitos e de continuar a fortalecer a nossa posição como uma referência no mercado moçambicano”, sublinhou Victor Gomes.
A saída de Luísa Diogo foi marcada por um evento especial, onde foram relembrados vários momentos da história da antiga ministra das Finanças de Moçambique naquela instituição bancária de capitais sul-africanos. Foi-lhe oferecido um quadro “representando a querida Madam Chair”, como era carinhosamente referenciada no banco.
O autor da obra, Dionésio Matabel, é um jovem artista e participante do programa Ready for Art, onde o Absa proveu capacitação a vários jovens artistas a nível nacional, tendo este se destacado pela sua história e pelo seu talento nato.