A agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P) advertiu, nesta terça-feira, que Moçambique vai enfrentar “avultados pagamentos” de dívida interna nos próximos dois anos, o que coloca desafios económicos significativos.
Segundo Leon Bezuidenhout, o director adjunto do departamento de ‘ratings’ soberanos da S&P, estas são maturidades muito avultadas, referindo-se aos pagamentos de dívida interna que Moçambique terá de suportar em 2025 e 2026. Em 2025, Moçambique terá de pagar 38 mil milhões de meticais, contra 34 mil milhões de meticais em 2026.
“Isto é algo que colocará desafios potenciais e necessidade de compromissos políticos para o governo”, acrescentou Leon Bezuidenhout, em entrevista à Bloomberg.
Bezuidenhout assinalou ainda que o sistema financeiro moçambicano ainda tem capacidade para absorver emissões adicionais, apesar de os juros estarem “extremamente altos”.
O agravamento da dívida pública interna do país surgiu em consequência do afastamento de Moçambique dos mercados financeiros internacionais, depois da divulgação pelo Wall Street Journal do escândalo das dívidas ocultas, em Abril de 2016.