Os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM-Centro) realizaram, esta terça-feira, o primeiro comboio de combustíveis para o Malawi, através do Ramal Dona Ana – Vila Nova da Fronteira, na província central de Tete.
Segundo o Director de Comunicação e Imagem do CFM, Adélio Dias, o comboio partiu do Porto da Beira com 48 tanktainers (24 plataformas) tendo como destino final a cidade de Marka, localizada no distrito malawiano de Nsanje, que faz fronteira com a Vila Nova da Fronteira, do lado moçambicano”.
“A realização deste primeiro comboio de combustíveis para o Malawi, a partir do Porto da Beira, é uma indicação clara de que o Ramal Dona Ana – Vila Nova da Fronteira já está a ser utilizado para fins comerciais. No mês de Julho último, a Linha recebeu o primeiro comboio comercial transportando melaço, numa importação do Malawi, a partir do Porto da Beira”, sublinha Dias.
Reconstruída recentemente, com fundos próprios da empresa, na ordem de USD30 milhões, a Linha do Ramal Dona Ana – Vila Nova da Fronteira vinha sendo utilizada apenas para comboios de transporte de materiais de construção, que estão a ser aplicados na reconstrução do prolongamento da via do lado malawiano, cuja operação consistia no apoio do CFM à solicitação daquele País vizinho.
Anteriormente, as importações malawianas de combustíveis, a partir do Porto da Beira, eram feitas por estrada, uma alternativa que se configurava ineficaz e bastante onerosa.