Ao longo do último fim-de-semana, o candidato da Frelimo às eleições de 9 de Outubro próximo, Daniel Chapo, realizou a sua marcha de pedido de voto na província de Maputo, onde prometeu uma governação virada à mudança.
Disse que por se tratar de uma candidatura de um jovem, num país onde os jovens são a maioria, tem a responsabilidade de fazer de tudo para responder os anseios e necessidades da juventude, de forma particular, e da população, no geral.
Chapo escalou, sucessivamente, os distritos de Magude, Moamba, Marracuene, Namaacha, Matutuine, tendo encerrado a sua visita no Município da Matola.
Prometeu uma governação virada a mudanças, privilegiando o combate à corrupção, à burocracia e outros males que, segundo Chapo, minam o desenvolvimento do país e o bem-estar da população.
“Votem na Frelimo e no seu candidato para trabalharmos juntos rumo à mudança e ao combate à burocracia nas instituições públicas. Não faz sentido um cidadão submeter um expediente numa instituição e sempre é dito para voltar amanhã. Dia seguinte é, novamente, dito volta amanhã, volta amanhã. Temos que acabar com isso”, disse.
No entender do candidato presidencial da Frelimo a solução para este problema passa por apostar em pessoas competentes, que amam a pátria e estão comprometidas com a causa do desenvolvimento. As nomeações, explica, devem ser feitas com base em competência e meritocracia, deixar de lado o amiguismo, regionalismos e o nepotismo.
Chapo falou também da necessidade de investir na melhoria das vias de acesso, flexibilizar o sistema de transporte público, bem como construir infra-estruturas importantes para o país. Citou o troço Moamba – Magude, Xinavane – Marracuene e Calanga-Bilene que, no seu entender, vão contribuir para reduzir a pressão sobre a N1, gerando uma maior fluidez do tráfego e longevidade das estradas.
Manifestou o seu desejo de retomar as obras de construção da barragem de Moamba Major, importante infra-estrutura para retenção de água para melhorar o abastecimento de água e garantir o precioso líquido para os agricultores, bem como ajudar no controle das cheias e inundações que têm assolado esta região do país.
Sonha ainda com a construção de uma ponte rodoviária sobre o rio Incomati, ligando o posto administrativo e Xinavane com o distrito de Magude.
O transporte público de passageiro continua sendo uma grande dor de cabeça para os residentes da província de Maputo e não só. Chapo disse estar ciente disso e promete trabalhar em parceria com as autarquias e governos locais na busca de soluções para flexibilização do sistema de transportes públicos, o que passa pela combinação dos sistemas rodoviário, ferroviário e marítimo com preços concorrenciais.
Esta segunda-feira, a caravana de caça ao voto de Daniel Chapo escala a zona norte do país, concretamente a província de Nampula, o maior círculo eleitoral do país.
Em Nampula, o candidato da Frelimo poderá cruzar os caminhos do candidato da Renamo, Ossufo Momade, que continuava a trabalhar naquela província. Lutero Simango, candidato do Movimento Democrático de Moçambique e Ossufo Momade, da Renamo, estão a trabalhar na província de Nampula.