Está ao rubro o encerramento da campanha eleitoral rumo às eleições gerais de 9 de Outubro. Daniel Chapo (Frelimo) e Venâncio Mondlane (PODEMOS) vão “disputar”, neste domingo, espaço na cidade portuária de Nacala, em Nampula, para o desfecho das respectivas campanhas eleitorais.
Trata-se de uma zona politicamente conturbada e com vários episódios de violência eleitoral a cada pleito, pelo que se espera fortes medidas de segurança. Ao som de trufafá, Venâncio Mondlane tem estado a arrastar multidões por onde passa. Algumas pessoas são mobilizadas através das redes sociais e outras aparecem espontaneamente, o que está a incomodar alguns sectores do partido governamental. Nampula é o maior círculo eleitoral do país e elege para a Assembleia da República, 48 deputados.
Chapo tem um duplo encerramento da sua campanha eleitoral. Na manhã deste domingo deverá iniciar em Nacala, para no final do dia estar em Maputo.
No entanto, este sábado, Chapo regressou à província de Tete, onde escalou o distrito de Moatize, para reforçar o seu pedido de voto. Na tarde deste sábado, trabalhou na cidade de Nampula, onde já esteve no mês passado.
Lutero Simango, candidato presidencial do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), é o primeiro a colocar ponto final a maratona de caça ao voto, hoje, (5 de Outubro), um dia antes da data oficial.
Simango tem agendado um showmício para a tarde deste sábado no mercado dos Belenenses, na cidade de Nampula.
Enquanto isso, Ossufo Momade, que concorre pela Renamo, vai encerrar a sua campanha amanhã (domingo) na província de Maputo. Hoje, Momade trabalha na cidade de Xai-Xai, província de Gaza.