Já arrancou à escala nacional o processo de votação das sétimas eleições presidenciais e legislativas e das quartas das Assembleias provinciais e de eleição dos governadores províncias.
O candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, exerceu o seu direito de eleger e ser eleito na Escola Escola Básica 3º Congresso, na cidade de Inhambane, por volta das 7:30 hrs.
Chapo é o primeiro candidato presidencial da Frelimo que vota fora da capital do país.
Na ocasião, Chapo apelou a todos moçambicanos para afluírem às urnas de modo e exercer o seu direito de cidadania.
“Não fiquemos em casa e que não haja abstenção. Todos aqueles que se recensearam devem votar aqui no país e na diáspora”, disse.
O secretário-geral da Frelimo apelou, igualmente, para que o pleito seja pacífico e longe da violência.
Disse haver motivos bastante para tal, tendo em conta que este ano o país celebra 30 anos de democracia multipartidária.
” O nosso apelo é que este processo seja pacífico e sem violência durante a votação, depois do encerramento das urnas, durante a contagem e depois da divulgação dos resultados. Que seja um momento de festa para todos nós” disse.
Acrescentou que o seu desejo é que no final do pleito todos digam que foi uma eleição livre, justa e transparente.
Na Escola Básica 3º Congresso estão instalados cinco assembleias de voto, que abriram pontualmente às 7 hrs. Nas primeiras horas do dia notava-se uma fraca afluência às urnas. (Argunaldo Nhampossa)