A Sala da Paz, uma plataforma de observação eleitoral, considerou que a fraca presença de delegados de candidatura dos partidos políticos pode afectar a transparência das eleições gerais.
“A Sala da Paz entende que a fraca presença de delegados de candidatura, se não for corrigida nas próximas horas, pode limitar os partidos políticos de acompanhar o processo de forma detalhada, o que pode, de alguma forma, afectar a transparência do processo”, sublinha, em comunicado, em que avalia o ambiente de abertura das assembleias de voto.
A Sala da Paz diz que das 3.297 mesas de voto visitadas pelos seus 800 observadores eleitorais, 2.982 mesas (92.8%) tinham pelo menos um delegado de candidatura.
A Sala da Paz refere que a Frelimo está presente em mais mesas eleitorais, num total de 2.709 (82,6%), seguida pela Renamo, 2.016 mesas, (61,1%), Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), 1.659 mesas, (50,3%), e pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), 1.428 mesas (43,3%).
“Os restantes partidos políticos mostraram fraca presença dos seus delegados de candidatura nas mesas de votação”, diz a Sala da Paz.
A Sala da Paz salienta que, de um modo geral, das 3.297 mesas visitadas pelos seus observadores, 2.709 (82,7%) abriram pontualmente, cumprindo o que está previsto na legislação eleitoral, as restantes mesas, 567 (17,3%) abriram muito depois da hora e 42 não estavam abertas.
“Relativamente às causas dos atrasos, destacam-se motivos organizacionais tais como: demora na chegada de material de votação, verificação de documentos, demora na colocação de selos nas urnas antes do início de votação e lentidão dos membros das mesas de voto”.
O candidato presidencial do MDM, Lutero Simango, denunciou nesta quarta-feira que elementos indicados pelo seu partido estão a ser impedidos de estar nas mesas das eleições gerais, configurando uma “fraude”.
“A recusa da presença dos elementos do MDM e recusa de entrega das credenciais aos nossos delegados só cheira a fraude. Por isso, quero informar a todos que nas próximas horas eu pessoalmente vou deslocar-me para todas as mesas nesta cidade de Maputo, para ter a certeza que estão lá os meus elementos. E continuando assim esse processo até ao fim do dia só significará fraude, fraude, fraude”, disse Simango.