Numa acção inserida no âmbito das festividades do mulher da mulher, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) entregou, esta quinta-feira, um aparelho de ecografia e sonografia mamária à unidade da mama do Hospital Central de Maputo (HCM). Com o este novo equipamento, os serviços oncológicos da maior unidade sanitária do país poderão reduzir o tempo de espera dos pacientes.
Segundo o administrador executivo da ENH, Lovemore Chibaya, o apoio ao sistema nacional de saúde e em particular à unidade da mama, insere-se nas festividades do mês da mulher e é parte das acções de responsabilidade social e corporativa da empresa.
“Não é a primeira vez que fazemos este gesto, para além do sector da saúde temos apoiado outras áreas de impacto na vida das comunidades. Esperamos que este aparelho responda as necessidades do hospital”, disse.
Em representação da direcção do HCM, o médico cirurgião e director da unidade da mama, Jotamo Come, explicou que o aparelho entregue vai reforçar a capacidade de resposta à demanda pelo diagnóstico e tratamento, não só do cancro da mama como também de outras patologias de fórum oncológico, como o cancro do colo do útero.
“Com este novo ecógrafo, estaremos em condições de atender mais pacientes e em pouco tempo. Recebemos por semana perto de 100 doentes de cancro da mama e mais de 150 pacientes com outros tipos de cancro que também poderão se beneficiar deste equipamento,” explicou o médico especialista.
Segundo Jotamo Come, o ecógrafo é um aparelho que emite ondas de ultrassom para obter imagens de órgãos internos. Também é conhecido como aparelho de ultrassonografia. A ecografia mamária, também conhecida como ultrassom das mamas, serve para avaliar a mama e detetar alterações, como nódulos, cistos ou abscessos. É um exame que permite rastrear cancro de mama, em conjunto com a mamografia demodo a confirmar sinais suspeitos de malignidade.