O titular da pasta dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale, recebeu esta quarta-feira, no seu gabinete de trabalho, o ministro da Energia e das Energias Renováveis da Argélia, Mourad Adjal, para um encontro bilateral, que visa o reforço da cooperação entre os dois países no domínio energético.
Durante o encontro, os dois governantes abordaram questões ligadas à cooperação técnica, formação de quadros e investimentos conjuntos em projectos de energia sustentável, tendo em vista o fortalecimento das capacidades nacionais e o aproveitamento racional dos recursos naturais.
“Isso vai começar na criação de capacitação e desde já, há um acordo para formação de equipas de Moçambique e de Argélia para se capacitar em diferentes domínios em áreas técnicas”, sublinhou Mourad Adjal, que termina nesta quinta-feira, uma visita de três dias a Moçambique, no qual também foi recebido pelo Presidente da República, Daniel Chapo.
Para Estevão Pale, a visita do Mourad Adjal reflecte o interesse mútuo em dinamizar as relações económicas e tecnológicas entre os dois países, abrindo novas perspectivas para a integração africana no sector energético.
“Nos entendimentos alcançados no âmbito da cooperação, sobretudo na área dos recursos minerais e energia, um sector em que a Argélia possui ampla experiência, passámos em revista várias oportunidades que podem ser desenvolvidas em benefício dos nossos dois países e dos nossos povos. Acreditamos que poderemos alcançar bons resultados nessas áreas de cooperação”, afirmou Pale.
No entanto, na tarde desta quarta-feira, Mourad Adjal esteve na Central Termoeléctrica de Maputo, uma actividade enquadrada no âmbito da sua visita oficial à Moçambique.