O líder do Malawi, Peter Mutharika, que é também Presidente do Órgão de Cooperação para as Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC, nomeou o antigo presidente do parlamento do seu país para chefiar a missão de observação eleitoral da organização para as próximas eleições gerais tanzanianas, marcadas para o dia 29 de Outubro.
A missão liderada por Richard Msowoya vai observar a votação e a fase posterior, com o objectivo de avaliar o nível de conformidade do processo eleitoral com os Princípios e Directrizes aprovados pela organização para a Realização de Eleições Democráticas.
De acordo com os referidos princípios, a participação dos cidadãos nas eleições é um elemento-chave, para além da implementação de medidas para a prevenção da violência política, intimidação e intolerância.
Defendem igualmente a promoção da igualdade de oportunidades para todos os partidos políticos acederem aos meios de comunicação estatais para a difusão dos seus conteúdos eleitorais.
Tendo banido praticamente todos os seus principais rivais, a Presidente Samia Suluhu Hassan será a única candidata em eleições que apesar de toda a controvérsia em seu torno no país, ela deverá ganhar confortavelmente.