O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estêvão Pale, recebeu, nesta quinta-feira, em Maputo o titular da pasta de energia e da electricidade da África do Sul, Kgosientsho Ramokgopa, no quadro do reforço da cooperação bilateral no sector e da preparação da reunião binacional entre os Chefes de Estado dos dois países, agendada para Dezembro próximo, em Moçambique.
O encontro teve como objectivo consolidar o diálogo político e técnico entre os dois países, alinhando estratégias para o desenvolvimento de projectos estruturantes, que promovam a segurança energética em ambos países, numa altura em que a África do Sul debate-se com défice deste recurso.
Durante a reunião, foram destacadas áreas prioritárias de cooperação, nomeadamente, o reforço da capacidade de produção e transporte de energia, incluindo aproveitamento hidroeléctrico, com foco nos projectos Mpanda Nkuwa e de gás natural na Bacia do Rovuma.
Os governantes abordaram ainda a construção, modernização e Integração das Infraestruturas Energéticas, com vista a assegurar o transporte, estabilidade e eficiência na interconexão entre os dois países e na região.
Os governantes reiteraram o compromisso de assinar, a curto prazo, um Memorando de Entendimento (MoU) que estabelecerá os princípios de cooperação técnica, investimento e implementação de iniciativas conjuntas no sector energético.
A preparação da Reunião Binacional de Dezembro foi um dos pontos centrais do encontro, e será dirigida pelos Presidentes de Moçambique e da África do Sul, devendo definir orientações estratégicas para aprofundar a parceria energética, económica e de desenvolvimento regional.